Wednesday 27 August 2008

Anda tudo doido!!!


É impossível não reparar nas notícias e não saber da onda de violência que anda a varrer o país de Norte a Sul e que ontem atacou com particular visibilidade a Margem Sul... Eu que recentemente me juntei ao grupo de pessoas que vivem sozinhas [AH pois é... ainda não vos tinha contado esta novidade! :P] não posso deixar de sentir alguma ansiedade!

Mas os locais menos seguros do momento e que nos fazem pensar duas vezes antes de entrar, neste momento devem ser os bancos, as bombas de gasolina, as ourivesarias e as estações de correios. Vou deixar de fora os tribunais, porque o tribunal não é um local onde se vá com regulairdade, já no que diz respeito aos outros não podemos dizer o mesmo... No nosso quotidiano necessitamos de ir ao banco, de pôr gasolina no carro ou mesmo ter de ir a uma estação de correios, e confesso que da última vez que entrei na CGD olhei primeiro lá para dentro e entrei depois!

Acho absurdo que as nossas rotinas estejam a mudar graças a um aumento da criminalidade, ou pelo menos, devido a um aumento da visibilidade da criminalidade no nosso país!
É verdade que a comunicação social tem dado grande destaque a todos os assaltos que têm ocorrido, mas também é verdade que ultimamente se deram alguns factos que são mesmo muito graves e que denotam uma extrema sofisticação dos criminosos!

Anda mesmo tudo doido!!!!

Bjs,

arlc, ainda a habituar-me à vida a um + um gato! :P

2 comments:

Anónimo said...

ó amiga deixa-me k discorde: não axo k a criminalidade tenha aumentado tanto como agora é moda dizer. Embora tu e eu (mais 1/2 de idiotas)estejamos a trabalhar há que ver que grande parte da população se encontra de férias e, como sabes, não há agenda política durante cerca de 2 meses.
A ausência de factos sociais e politícos tem todos os anos como efeito a incidência dos media sobre as notícias de criminalidade.
É claro que os crimes não são inventados pelos meios de comunicação, mas são com certeza mais enfatizados isto porque os noticiários e jornais tem de publicar acontecimentos. Mas se formos sensatos assaltos, violações e raptos ocorrem diariamente ao longo de todo o ano, basta que consultemos a imprensa escrita e lá estão todos os dias crimes, assaltos, etc.
Quanto a mim julgo que o aumento da criminalidade é um aumento sazonal normal, tendo em conta k os grandes centros urbanos se encontram menos habitados, mais expostos e talvez menos policiados controlados. O que admito que possa ter aumentado é o nível de víolência utilizado, a posse ilegal de armas é um fenómeno crescente a ter em atenção.
Acho que é necessário algum cuidado quando se fala em "onda de violência ou de criminalidade" - qualquer dia entramos na histeria colectiva fechamos-nos em casa, armamo-nos "até aos dentes", e começamos a matar em prol da legítima defesa e da defesa de propriedade. Nessa altura podemos pedir para Portugal ser integrado como mais um dos Estados Unidos da América.
Os portugueses k tenham juízo e não caiam em alarmismos - não estamos propriamente no Brazil ou na África do sul como já ouvi comparações. Há k prever e prevenir, evitar, mas não vale a pen empolar. Eu também vou viver sozinha e nem por isso acho k sou mais vulnerável k os outros, nem mais nem menos...

Ruth said...

Mais um gato?! Como assim mais um gato?! Viver sozinha?! Onde? como? E onde enfiaste o teu irmão. Tudo questões pertinentes...Essa foto do gato de mãos no ar está divinal!