Thursday 30 August 2007

Comunidades virtuais, constrangimentos (sociais) reais... :S

No outro dia em animada conversa de esplanada uma amiga e eu estávamos a falar deste maravilhoso fenómeno do Hi5, MySpace, msn, skypes e afins... É engraçado como apesar de estarmos no reino do virtual os nossos constrangimentos sociais se continuam a aplicar! Sim, porque de repente temos um pedido de amizade, por exemplo, de um(a) colega que não gramamos nem por nada, mas temos na mesma que aceitar ou dar o nosso endereço do msn para conversas parvas porque senão a pessoa pode ficar ofendida, blah, blah, blah!!!
Ou seja, continuamos a ter de cumprir para com as nossas "obrigações" sociais apesar de estarmos no reino do virtual e onde tudo parece possível e onde podemos ser uma pessoa diferente daquilo que somos... Se querem que vos diga, acho que isso já foi chão que deu uvas! Cada vez mais estes constrangimentos sociais do nosso quotidiano estão a passar para o mundo virtual com a vulgarização destes meios de contacto!
Confessem lá quantos dos vossos contactos do msn estão bloqueados?? VÁ ADMITAM!
Mas até as novas ferramentas, ao dispôr daquelas melgas que só chateiam estão contra nós... Sim, porque há programas para ver quem nos bloqueia e outros afins. Sinceramente, acho que a melhor ferramenta é a possibilidade de falar com as pessoas que queremos quando para os outros aparecemos como offline! ihihihihihihihihihihiihihih

É claro, que este fenómeno também tem o reverso da medalha... Pessoas a querer a toda a força os nossos contactos (incluindo os telefónicos) como se fossem nossos amigos de longa data! Sinceramente eu não dou o meu número de telefone à primeira pessoa que me aparece, nem sequer o endereço de e-mail e só em ocasiões ponderadas dou o meu endereço do msn...
No outro dia, caí no erro de dar o meu contacto a um moço do Hi5 que me enviou uma mensagem! Parecia bom moço e lá o adicionei! QUE MELGA! Só queria o meu número de telefone e ir passear na praia. Quando ao fim de algumas evasivas da minha parte percebeu que isso não ia resultar comigo, lá desistiu imediatamente rotulando-me de menina mimada! Mas como é que se podem aplicar assim rótulos a pessoas que não conhecemos... É claro que há sempre a excepção que confirma a regra... Através do MySpace encontrei um amigo fantástico!! :)

Enfim... Este fenómeno virtual é muito engraçado, mas tem destas coisas! Para reflectir...

Bjs e boas comunidades!

arlc

1 comment:

Mag said...

eheheh pois eh alma!

eu nao tenho bloqueados no msn, precisamente por causa do tal site que diz quem estah bloqueado...humpf! hackers d'um caneco!!!! lolol

mas acertaste na mouche com este post!

eu ateh jah estou aqui preocupada se algum dos meus contactos do msn le isto e pensa que estou a falar dele/a!!! lololol