Tuesday 30 October 2007

"Porque e que chegamos atrasados a tudo menos a missa e ao futebol?"


Ontem estava a ler a Exame deste mês e vi um artigo que me despertou a atenção, sobre um novo livro que saiu sobre os mitos da economia portuguesa e vinha lá uma parte que tinha como título: "Porque é que chegamos atrasados a tudo menos à missa e ao futebol?"!!!
Realmente faz parte da nossa cultura o atraso! Mas será que realmente se trata de um problema cultural ou pura e simples falta de respeito pelos demais???? Eu inclino-me mais para a segunda versão! Sim, como vinha explicado no artigo, o (mau) exemplo vem de cima, e só quando a "recompensa" importa é que chegamos a horas: se chegarmos atrasados ao cinema ou ao futebol podemos perder algo de importante e se chegarmos atrasados a uma qualquer cerimónia religiosa tal pode ser mal visto pela restante comunidade. Então e o respeito pela pessoa com que se combinou algo?? E o respeito pelas pessoas com quem vamos ter uma reunião? E os exemplos vão por aí abaixo...

É interessante que também ontem foi divulgado um estudo realizado pela Universidade Católica em que se analisa o que os portugueses pensam dos serviços da Administração Pública! É óbvio que a opinião é negativa e que grande parte dos inquiridos pensa que os serviços privados funcionam melhor do que os serviços públicos! E exemplos disso não faltam... Apesar do Simplex e de alguns serviços poderem ser tratados na internet, nomeadamente os fiscais, a Administração Pública continua a ser burocrática, impessoal e com processos que ninguém entende. Os funcionários ainda atendem o público, salvo raras excepções, como se fosse o favor que nos fazem ao estar ali e claro temos o exemplo flagrante dos hospitais, onde se perde uma manhã inteira à espera de ser atendido, pois os médicos pensam que quanto mais tarde chegarem melhores médicos são!

Infelizmente e se quero ter um atendimento em condições recorro muitas vezes a médicos em clínicas particulares e o atraso a ser chamada para a consulta nunca passa dos 30min.. Sou atendida sempre na melhor das formas na recepção e tenho a possibilidade de efectuar marcações e obter informações pelo telefone!!! E ainda se admiram do resultado do estudo...

Bem, mas este devaneio já vai longo e foi provocado por cerca de 3horas de espera num serviço público, para me tratarem do que tinha a tratar em menos de cinco minutos e para descobrir que as informações que me tinham dado telefonicamente não estavam correctas! VIVA OS SERVIÇOS PÚBLICOS!

Bjs

arlc

No comments: