Sunday 23 March 2008

É Páscoa...



E eis-nos finalmente chegados ao dia de Páscoa! Um dia em que as cerimónias pagãs e religiosas se misturam! É fantástico como as religiões arranjaram sempre uma maneira fantástica de conseguir a adesão dos povos aos seus cultos. Nada melhor do que juntar as datas de festividades nomeadamente Católicas, com outras festividades relacionadas principalmente as relacionadas com os cultos da fertilidade e das colheitas! Existem algumas curiosidades interessantes relacionadas com a Páscoa, nomeadamente a forma como é calculado o dia em que esta é celebrada!



A Páscoa é sempre celebrada no primeiro Domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio de Primavera (20 de Março - o início da Primavera).
Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano - a crucificação de Cristo deu-se pela altura da celebração da Páscoa judaíca, altura em que este se dirigiu a Jerusalém para a celebração da Páscoa (neste caso a hebraíca uma vez que o Cristianismo ainda estava a nascer - Cristo ainda não tinha sido crucificado!).

Algumas curiosidades relacionadas com o facto da data da Páscoa deste ano ser a 23 de Março:
Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida!
É só os mais velhos da nossa população é que alguma vez viram uma Páscoa tão cedo (mais velhos do que 95 anos!):
1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2) Na próxima vez que a Páscoa fôr um dia mais cedo do que este ano - 22 de Março - será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818.



Não deixa de ser um fenómeno engraçado... Para o ano o Carnaval - e subsequentemente a Páscoa - já vão ser mais tarde!
Sim, porque a Quaresma (a contagem dos 40 dias de penitência antes da Páscoa) começa com o final das festividades do Carnaval!
O Carnaval é a desculpa perfeita para realizar todos os excessos antes dos 4o dias de penitência e jejum antes do Domingo de Páscoa!

E agora depois deste pequeno devaneio sobre a Páscoa, cá vou eu novamente... Sim, este foi um pequeno interregno entre um almoço de Páscoa, com a minha mãe, as minhas avós e o meu tio e o jantar de Páscoa com os meus padrinhos e os meus primos... Acho que o resto da semana vou para o trabalho a pé!!!! :P

Amanhã felizmente não tenho que ir trabalhar (tal como já aqui disse 40000001 vezes) e pelo menos aproveito o descanso do campo de concentração! Até me sinto mais bem disposta! :)

AI! Tenho que ir...

Bjs,

arlc, a malandra que comeu o coelhinho da Páscoa e só sobrou o guizo para contar a história... :P

No comments: